Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Apodidae
 Olphe-Galliard, 1887
Espécie: T. squamata

Nome Científico

Tachornis squamata
(Cassin, 1853)

Nome em Inglês

Fork-tailed Palm-Swift


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Andorinhão-do-buriti

A andorinhão-do-buriti é uma ave apodiforme da família apodidae.

Também conhecida como taperá-do-buriti, tesourinha e poruti (Amazonas).

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) takhus = rápido; e ornis = pássaro; e do (latim) squamata, squama = com escamas, escamado, escama. ⇒ Andorinha escamada com colar.

Características

Tem corpo fino, estreito de 11,5 cm de comprimento e pesa 11g, com uma cauda longa e bifurcada mantida fechada em voo. Tem sobrancelha negra com um leve brilho esverdeado, são marrom pálido com a garganta branca.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Possui duas subespécies:

Alimentação

Alimenta-se rápido em voo alto ou baixo de insetos voadores.

Reprodução

Faz seu ninho em forma de uma bolsa grande, com penas, saliva e material vegetal, na folha de uma palmeira como do buriti. Põe de 2 a 4 ovos, incubados por 19 dias. Vários casais podem se instalar em uma mesma palmeira.

Altura do ovo: 20 mm

Parte mais larga: 15 mm

Hábitos

Essa pequena ave é encontrada localmente em habitats pantanosos, na floresta aberta, geralmente perto de palmeiras.

Distribuição Geográfica

É encontrado em quase todo o Brasil, exceto na região sul, escassa no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ocorre também na Venezuela e nas Guianas.

Referências

Galeria de Fotos